A vida com plantas é uma vida melhor. Elas potencializam nosso bem-estar, produtividade e ainda deixam os ambientes muito mais bonitos e saudáveis.

Separamos algumas dicas simples para você que quer usufruir de um pedacinho da natureza em sua casa, apartamento ou local de trabalho e não sabe por onde começar.

Disponibilidade de luz
Escolha a planta de acordo com a disponibilidade de luz que você tem no ambiente.
Para saber qual espécie ideal para você observe a localização das janelas de sua casa, apartamento ou escritório.
As janelas viradas para a nascente fornecem luz intensa e brilhante. Já aquelas direcionadas para o poente, fornecem luz e calor.
Algumas espécies precisam de luz filtrada, como as peperomias e antúrios, para essas plantas o melhor é filtrar a luz, com cortinas de tecido transparente, por exemplo.
Outras plantas, como as suculentas e os aspargos, preferem ambientes ensolarados.

Vida corrida… sem tempo para as plantas?
Algumas plantas podem se adaptar bem ao seu estilo de vida corrido.
As suculentas e cactos, por exemplo, precisam de regas menos frequentes.
As variações de espada de São Jorge também.
Se você tem pouco tempo, as menores são as mais indicadas. Tente também as áreas, como variedades mais resistentes de orquídeas.

Menos (água) é mais
Muitos iniciantes em jardinagem matam as plantas mais por excesso do que falta d’água. Quando a raiz apodrece não é possível recuperar a planta.
Esqueça os horários e dias marcados para a rega e use suas mãos . No caso das kokedamas, basta dar um leve aperto na bola de musgo e sentir se ainda há umidade. Caso sim, não é preciso regar.
Se sua planta está plantada em vasos insira seu dedo 5 cm, de seu dedo na terra ou substrato, se o solo parece escuro e se o substrato cola no seu dedo, a sua planta tem agua suficiente , pelo menos por enquanto.

Estabilidade

Depois que escolher o local para sua planta, a deixe a mais estável possível. Elas não gostam de mudanças drásticas e nem de muita movimentação.

Encontre um fornecedor confiável

Compre suas plantas de uma fonte confiável. Comprar de alguém que saiba o que cultiva e como cultivar pode te ajudar com suas dúvidas.
Evite grandes lojas de departamento e supermercados, onde as plantas são expostas a situações estressantes, como falta de luz e ar limpo.
Verifique, no momento da compra, se sua planta tem folhas amarelas, pontos estranhos, pontas marrons e caules fracos. Esses são sinais que a planta não está saudável.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3 × 3 =